O que é o sucesso?

A ideia de sucesso transcende o comum do mortal num culminar entre o que quer e o que precisa - partindo do pressuposto que o individuo sabe do que precisa.

É engraçado ver a naturalidade com que a maior parte das pessoas ligadas a grandes cargos ou grandes privilégios raramente se refere ao sucesso que tem - isto, claro, ignorando os rappers. Bem, também é dúbio estimar o sucesso de muitos dos rappers porque maior parte deles finge o sucesso que tem e não diz o sucesso que almeja.

Passando à frente. Grandes cargos não fazem grandes pessoas. Mas grandes pessoas enfatizam grandes cargos, e um cargo de CEO, Presidente da Câmara, Executivo de uma empresa grande, são cargos que muita gente almeja e denomina como "cargos de sucesso". Mas o que torna isso num sucesso por si?

Primeiro, como definição, sucesso é o que se sucede. Sendo um sucedido, duvido que se sonhe. Não acredito que se sonha com algo que se sucede. Presente. Sim, porque passado é "que se sucedeu", e isso não é um sonho - é um flashback.

Também como definição temos um resultado positivo de uma ação, ou seja, já falamos ou de presente, ou de futuro. Não me interpretem mal, eu sei que me estou a contra-argumentar com o paragrafo anterior. Mas é assim que gosto de escrever: como penso. E penso que se o sucesso só invalida o passado, não se pode julgar um sucesso passado. Um sucesso tem de ser presente ou futuro. E sendo isso um presente ou futuro só pode ser uma ação que se realiza porque tem de ser algo que sucede. 

Confuso, não é? Eu sei. Nunca ninguém julgou tão bem a palavra a ponto de argumentar com ele mesmo.

Bem, então estamos perante um paradoxo que refere um sucesso como algo que depende de trabalho passado mas que só pode afetar o presente ou o futuro. Mas e essa ação tem como principal influência a ação singular? Para responder a isso vou ter de fazer outra pergunta: há sequer alguma ação dependente de outras ações que dependa apenas de uma pessoa? Pois...

Sendo assim, voltamos ao inicio. Não é possível manipular algo para se ter sucesso, sendo, portanto, algo transcendente da ação singular.

Uma vez tentei perder peso. (Lembrei-me que é mais fácil explicar-me através de exemplos.) Aliás, nem foi uma vez. Já tentei várias vezes- sem muito sucesso. O sucesso foi-me algo imposto. Nunca quis perder peso. Sempre quis sentir-me bem comigo mesmo. Passados 23 anos de existência lá consegui mas isso é conversa para outro tópico. 

O sucesso foi-me medido por outros pelas minhas próprias condições. Deliberando uma noção pouco mensurável daquilo que efetivamente desejava. Não nego que até que queria perder peso, não nego que houve alturas que quis ter um corpo mais fit. No entanto, não tanto quanto me era imposto, sendo que desapegava a minha própria ideia do que queria por algo que os outros queriam, sendo isso considerado sucesso. O que eu queria mesmo era malhar pizzas e não ter problemas de saúde no futuro. Sendo impossível, deixem a minha barriga em paz.

O sucesso é uma unidade de medição e ao mesmo tempo um adjetivo, um pendente que todos querem adquirir. O sucesso, na sua génese, não devia de ser isso. O sucesso é apenas uma consequência dos atos, de forma direta ou indireta, que vai de encontro com aquilo que buscamos.

É no sucesso que depositamos as nossas carreiras quando devia de ser o contrário. Bonito e ao mesmo tempo é o que acontece. Pensem nisso na próxima vez que tentarem perder barriga porque os outros dizem que é esse o caminho. 


Comentários

Mensagens populares